Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sondas da NASA cairão na Lua na próxima segunda

 

Sondas da NASA vão cair na Lua na próxima segunda-feira
Esta é a rota prevista das duas sondas espaciais Grail, que cairão na Lua em um intervalo de 20 segundos.[Imagem: NASA/JPL-Caltech/GSFC/ASU]
 
 
Meteoros teleguiados

As sondas espaciais gêmeas GRAIL deverão cair na Lua na tarde da próxima segunda-feira, 17.

O choque programado deverá ocorrer devido ao final da missão que permitiu que os cientistas tivessem informações sobre a estrutura interna e a composição da Lua.

Se tudo ocorrer como programado, as sondas deverão cair às 14:28 do dia 17, em uma montanha próxima a uma cratera chamada Goldschmidt.

Elas deverão se chocar contra o solo lunar em um intervalo de 20 segundos.

As duas sondas estavam voando em formação em órbita da Lua desde 1º de Janeiro de 2012.




Em 2009, a NASA realizou uma missão, chamada LCROSS, em que a nave chocou-se com a Lua para permitir estudos sobre o solo lunar.

Medidor de combustível espacial

Usando uma técnica de voo em formação e trocando sinais de rádio, as duas sondas também forneceram aos cientistas as medidas exatas necessárias para mapear a gravidade da Lua.

GRAIL é uma sigla para Gravity Recovery And Interior Laboratory.

Antes da queda, as duas naves ainda terão uma tarefa a cumprir: elas vão disparar seus motores até esgotar todo o seu combustível.

Isso permitirá que os engenheiros saibam exatamente quanto combustível ainda resta nos tanques - ao contrário de um carro, em que a gravidade mantém o combustível sempre na parte de baixo do tanque, facilitando sua medição, medir o combustível no tanque de uma nave no espaço é uma tarefa quase impossível.

A informação vai ajudar os engenheiros a validar os modelos de consumo de combustível das naves para fazer melhores previsões da necessidade de combustível de futuras missões.

Creditos: http://www.inovacaotecnologica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário